Por que é importante criar e manter um calendário de treinamento corporativo?

Conhecimento nunca é demais. E quem se predispõe a estudar e a se manter sempre atualizado em seu segmento de atuação sabe que está um passo à frente de outros profissionais do mercado. Em uma empresa, essa lógica também é válida: colaboradores que são incentivados a se capacitar são mais engajados não só com suas carreiras, mas também com os objetivos da companhia.

Nesse sentido, a educação corporativa tem papel fundamental no processo de proporcionar conhecimentos específicos aos colaboradores, de acordo com os cargos que ocupam, para que adquiram habilidades técnicas ou comportamentos favoráveis ao dia a dia da empresa.

Uma companhia que mantém um calendário de treinamentos corporativos mostra que se preocupa com o desenvolvimento dos seus profissionais, para que exerçam suas tarefas da melhor forma e possam se preparar para dar voos mais altos na organização. Sem contar que, com a possibilidade de treinamento na própria empresa, os colaboradores percebem a importância que têm para o negócio.

Argumentos não faltam para que os treinamentos corporativos façam parte da rotina de toda companhia. Mas, para adotar essa prática, é preciso planejamento. Abaixo, confira as etapas para desenvolver um calendário de treinamentos na sua empresa.

 

Investigue as necessidades

Em primeiro lugar, realize um estudo para descobrir as necessidades da empresa e conhecer melhor os colaboradores, para que, em um segundo momento, sejam definidos os objetivos. Existe alguma área crítica na companhia? Quais as necessidades dos colaboradores? Alguma etapa de um processo de trabalho apresenta falhas? De que forma um treinamento corporativo poderia ajudá-los?

Ao analisar o cenário, será possível traçar um plano de ação e ter um norte para a definição do conteúdo a ser compartilhado, o formato de treinamento, a abordagem e o foco das aulas. Para esse diagnóstico, também é muito bem-vindo o uso de informações coletadas por meio de pesquisas de clima, avaliações de desempenho e pesquisas de satisfação dos clientes. Com esses dados em mãos, será possível pensar em formas de solucionar os problemas detectados e desenvolver os profissionais.

 

Elabore o treinamento

Feito o diagnóstico inicial, chegou a hora de definir o público-alvo do treinamento. De acordo com o perfil do grupo ou do colaborador e com as atividades que realizam, poderão ser definidos os temas dos treinamentos e das aulas, as abordagens, a linguagem e o formato utilizado – pontos importantes para a assertividade das capacitações. Estabeleça também objetivos específicos para serem alcançados, partindo das falhas e das necessidades de quem irá participar dos treinamentos.

Já sabe se o treinamento será presencial ou a distância? Atualmente, o Ensino a Distância é uma das melhores formas de realizar treinamentos corporativos, devido à efetividade da didática e aos benefícios oferecidos, como redução de custos e flexibilidade de aprendizado, por exemplo. Depois de escolher o formato, pense nos materiais, equipamentos necessários para a realização, local onde as aulas serão ministradas e, inclusive, no instrutor que será responsável por elas. Lembre-se também de montar um plano de aula completo e organizado, contemplando o tempo e os custos das atividades.

 

Coloque em prática

Utilize os canais internos da empresa para comunicar a realização do treinamento aos colaboradores, mostrando todos os pontos positivos que serão agregados com a capacitação. Destaque a importância das aulas para a rotina corporativa e para o aprendizado e crescimento pessoal dos participantes.

Caso tenha definido que um instrutor será o responsável pelas aulas, este também é o momento de garantir a escolha de um profissional apto e qualificado para transmitir o conteúdo aos alunos e que esteja à disposição para atendê-los em suas necessidades. Além de habilidade para ensinar, um bom instrutor tem conhecimento, liderança, empatia e sabe conduzir a turma para o objetivo da capacitação.

 

Avalie os resultados

Depois de realizar o treinamento corporativo nos dias, locais e formatos combinados, e de acompanhar o desempenho de cada colaborador, analise os resultados conquistados e se eles estão de acordo com o investimento feito. Principalmente, se estão alinhados às metas específicas estabelecidas na fase de planejamento. Com bons resultados atingidos, você terá argumentos para seguir com a rotina de educação corporativa e para criar um calendário fixo e mais abrangente de treinamento na sua empresa.

 

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