Agile Learning: veja os benefícios e como construir essa cultura em sua organização

Em tempos de crise econômica, como o que vivemos agora, muitos profissionais se questionam como se destacar em suas posições e nas corporações. Além do próprio funcionário, a célula de Recursos Humanos tem papel fundamental nesse processo, quando investe na formação e qualificação. E uma das melhores ferramentas para isso é conhecida como Agile Learning.

Você, profissional de empresas ou desenvolvedor de pessoas, já ouviu algo a respeito desse termo?

Trata-se de uma forma rápida de assimilar novos conhecimentos, baseados em um conjunto de habilidades que podem ser aplicadas em diferentes situações. Esses conhecimentos podem vir tanto dos sucessos como dos fracassos e serem disseminados por toda a organização, como lições.

Mas você sabe quais os benefícios dessa cultura organizacional e o que é preciso para criá-la? Continue a leitura e entenda.

Vantagens do Agile Learning

Antes de falar sobre as vantagens do Agile Learning, é importante dizer que essa é uma cultura que pode ser desenvolvida na empresa, mas que a agilidade para aprender se manifesta diferentemente em cada pessoa. Aquelas com melhor desempenho nesse caso são conhecidas por uma ou mais destas características:

  • agilidade mental: têm pensamento crítico para abordar problemas complexos e formar novas conexões;
  • agilidade interpessoal: têm facilidade para criar laços e manter bons relacionamentos com pessoas diversas;
  • agilidade para mudanças: são receptivas às mudanças e as enxergam como oportunidades de aperfeiçoamento;
  • agilidade para resultados: ótimo desempenho e resultados acima da média mesmo diante do novo.

Com base nessas características, já dá para ter uma ideia dos benefícios que a cultura ágil traz para a organização. Líderes que a desenvolvem estão aptos a solucionar problemas com mais rapidez e eficácia. Também tendem a ser menos intransigentes e demonstram habilidade de lidar com situações extremas ou delicadas.

Assim, com um time forte e qualificado, a empresa se torna mais competitiva e com mais chances de sucesso no mercado. E o RH que reconhece os colaboradores com agilidade mental, interpessoal, para mudanças e resultados, consegue distribuir funções e tarefas com mais inteligência, suprindo rapidamente as necessidades da organização.

Como construir a cultura ágil na sua empresa

Para construir uma cultura ágil na sua empresa, é preciso mais do que oferecer treinamento. É necessário investir em ferramentas que facilitem o aprendizado, incentivar a cultura entre os colaboradores e criar um programa de formação contínua. Veja, a seguir, algumas dicas de como fazer isso.

Priorize a formação continuada

A formação continuada deve ser uma das prioridades da sua empresa, pois o conhecimento adquirido no treinamento poderá ser aplicado na prática. E a cada situação-problema ou inovação promovida pela corporação, outros conhecimentos devem ser agregados.

Torne esse treinamento frequente e obrigatório: estimule os colaboradores a compartilharem o que aprenderam e a demandarem outras necessidades de aprendizagem; responsabilize as lideranças da empresa para divulgar os treinamentos e engajar seus times.

Além disso, recompense os funcionários mais aplicados e crie uma trilha de aprendizagem que faça com que o conhecimento seja evolutivo. Aproveite aqueles que se destacam para torná-los instrutores e multiplicadores.

Use a tecnologia para dar agilidade ao conhecimento

A tecnologia é uma grande aliada na hora de construir uma cultura ágil na empresa. O e-learning, ou seja, o treinamento on-line, se diferencia por: ter baixo custo em relação ao treinamento presencial; ser prático e flexível, porque pode ser acessado de qualquer dispositivo a qualquer hora; e permitir atualização constante, sem perda de tempo e dinheiro.

Hoje em dia, em organizações com diversas unidades espalhadas pelo país ou pelo mundo, é praticamente a única forma de oferecer treinamento uniformizado. Afinal, os custos para reunir colaboradores de diversos lugares em um só curso ou de replicá-lo presencialmente em diferentes unidades é alto.

Além disso, recursos como audiovisual e links para textos de apoio fazem com que as aulas se tornem mais prazerosas, aumentando o engajamento dos alunos. Até mesmo jogos e aplicativos de realidade virtual podem ser usados em uma plataforma de e-learning.

E então, como você viu, mais do que uma cultura organizacional, o Agile Learning é uma forma de vencer a concorrência e ter uma equipe engajada e motivada. Ou seja, tudo o que a sua organização precisa para se manter com sucesso no mercado.

Quer saber mais sobre plataforma e-learning? Entre em contato com a Didaxis.

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *