Estratégia de conteúdo digital para treinamento de marketing

Um conteúdo bom e original é um dos principais agentes do marketing digital. É ele que vai fazer com que o cliente seja atraído para a página da internet que a empresa ou instituição deseja que ele entre. E não só isso. A utilização de textos, vídeos ou fotos sobre os assuntos que o público-alvo tem interesse vão criar um engajamento e uma relação de afinidade entre a página da web – ou rede social – com o potencial consumidor do produto, ideia ou marca que se deseja vender. Além disso, os robôs de busca da internet, como Google e Bing, utilizam como um dos principais fatores de ranqueamento o conteúdo distribuído pelo site.

Mas eis que então surge a pergunta: qual estratégia usar para o desenvolvimento de conteúdo de sua página? As respostas para esse questionamento costumam ser muitas, mas podemos sintetizá-las e dizer que, por mais que os produtos comercializados sejam muito parecidos, não existe uma regra que se aplique a dois sites diferentes. Cada marca, empresa e instituição tem uma cultura própria – podemos até dizer também uma personalidade – que a difere e torna necessária uma estratégia especialmente pensada para ela mesma. Esse trabalho pode ser feito com uma ação, ou um conjunto de ações, já testada e amplamente utilizada pelo marketing digital ou com uma ideia totalmente nova, isso vai depender de quais são os resultados esperados pelo marketing. Independente de qual seja sua necessidade, vamos listar agora as principais ações que podem ser realizadas pelo marketing digital e de como você pode estar na vanguarda como profissional.

Planejamento de marketing: tudo começa pelo início

O planejamento é o começo de tudo. Sem colocar no papel cada ação que vai desempenhar e os resultados que se espera alcançar, dificilmente conseguirá êxito em sua estratégia. Para construir um bom planejamento de marketing digital é necessário primeiro estar em sintonia com o marketing global. Depois, pensar em como atrair o público para sua página. Isso, geralmente, se faz produzindo conteúdo de interesse desse público. Para ter uma ideia do que produzir pode-se fazer uma análise da concorrência. No final, é importante não se esquecer de aferir todos os resultados e as métricas alcançadas. É nesse ponto que você vai perceber se sua estratégia está, ou não, funcionando.

Quem disse que o blog é só para blogueira?

A criação de um blog é considerada um coringa no marketing digital. Isso acontece porque é ali que o usuário de internet vai se informar sobre um assunto muito específico que não consegue encontrar em um grande portal de notícias. O blog ainda tem um diferencial de que geralmente quem o faz possui um grande conhecimento sobre o assunto desenvolvido. Logo, os usuários vão ter a opinião de um especialista no tema em que eles procuram. Agora uma pergunta: por que esse especialista não pode ser sua empresa? Afinal quem pode conhecer mais de um assunto do que quem trabalha diariamente com ele e desenvolve produtos especialmente para o público que o procura?

Redes sociais: se encontre nessa teia

Manter um perfil e se posicionar por meio das redes sociais é fundamental para praticamente todas as instituições presentes hoje na sociedade. A grande questão é: o que falar em cada plataforma de comunicação? Por isso, conhecer as propriedades inerentes a cada rede é fundamental. Apenas para exemplo: no Instagram o conteúdo é foto e vídeo; no Twitter é principalmente texto; no Facebook, são as informações (foto, vídeo, texto, eventos…) a serem divulgadas para uma rede grande de “amigos”. O importante é que essas redes dialoguem entre si e façam da web 2.0 um grande portal de divulgação de conteúdo próprio.

A antiga e sempre atual correspondência eletrônica

Apesar de todos os avanços e novas criações na internet, as caixas de entrada dos e-mails continuam sendo vistas diariamente por milhares de usuários no mundo todo. Ainda é quase uma regra que ao chegar no escritório a primeira atividade a ser exercida pelos profissionais é abrir o e-mail. As newsletters são importantes ferramentas de divulgação de notícias e produtos. Por meio delas você leva a informação diretamente ao seu consumidor em potencial, já que se você tem o endereço eletrônico dele é porque em algum momento ele teve contato contigo.

E agora, o que fazer com tudo o que já foi feito?

Uma etapa importante da estratégia de conteúdo é a análise de dados das principais métricas atingidas pela campanha de marketing digital. Há alguns serviços que permitem obter essas estatísticas, mas talvez o principal deles seja o Google Analytics. Além de ser gratuita, essa ferramenta é muito completa. Se o profissional souber aproveitar todo potencial dela, conseguirá retirar um montante de informações que permitirá encontrar o que está funcionando e o que deixa a desejar em seu conteúdo. Assim, poderá trabalhar suas estratégias organicamente, sem ficar engessado em uma ação que não traz resultados.

Enfim, essas foram algumas dicas de como um profissional de marketing digital poderá usar o conteúdo a seu favor. Mas o mais importante de tudo é estar sempre atualizado com o que sai de novo no mundo digital, somente assim você poderá estar na vanguarda das campanhas de marketing e atingir o sucesso com seu conteúdo digital.

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