Entenda o impacto da nova geração de LMS para o gerente de treinamento

O sucesso nos negócios acontece por causa dos funcionários bem-sucedidos, afinal, o maior patrimônio e força motriz de qualquer organização é o seu elemento humano: as pessoas. Dito isso, é fundamental que você saiba que gerentes qualificados são um dos componentes mais importantes para o sucesso dos funcionários e, consequentemente, da empresa.

Por isso, é importante se concentrar diretamente nos gerentes como uma alavanca de engajamento para recrutar, reter e inspirar o maior patrimônio da empresa. Para fazê-lo, garanta que a empresa forneça as ferramentas apropriadas para o bom desempenho do gerente, em vez de esperar que eles sejam bem-sucedidos por si só.

Um gerente precisa fazer mais do que planejar, organizar e capacitar sua equipe com o objetivo de alcançar uma meta. Ele também deve liderar, algo que envolve motivar, comunicar, orientar e encorajar. Para que isso se torne possível, é necessário investir em novas opções de sistemas de aprendizado.

Assim, nesse contexto de elevada inserção da tecnologia nos processos educacionais, surge a utilização do LMS como uma das alternativas para a eficiência e eficácia desse processo. Descubra a seguir como aplicar o LMS e quais os benefícios que essa ferramenta pode trazer para o trabalho do gerente de treinamento. Continue a leitura.

LMS: o que é e como caracterizar a nova geração dessa ferramenta

 

Para entender o que é LMS de maneira rápida e objetiva, basta acessar o significado da sua sigla. LMS é a abreviação de Learning Management System, ou seja, Sistema de Gestão de Aprendizagem. Portanto, LMS são softwares utilizados para gerir um conjunto de cursos e treinamentos online.

Simples, não é? Mas a nova geração de LMS não se limita a ser uma ferramenta para educação a distância, ela se propõe a ser uma ampla e completa central de informações a serviço do processo ensino-aprendizagem.

Assim, de acordo com o pesquisador Alexandre Grechi, é possível elencar 8 características principais da nova geração de LMS, são elas:

  1. Controle de acesso por usuário;
  2. Disponibilidade em qualquer hora e local;
  3. Gestão de acesso aos conteúdos;
  4. Autoavaliação;
  5. Indicadores de progresso e desempenho;
  6. Ferramentas de interatividade;
  7. Capacidade de transmissão de vídeo em tempo real;
  8. Ferramentas de autoria.

Existem ainda outras características que podem ser observados na nova geração de LMS, mas a questão essencial é saber que sua potencialidade vai além de um software para educação a distância.

Aplicando LMS: principais benefícios

Quando empresas, independentemente do porte, optam por utilizar um LMS para fornecer treinamento e conteúdo de desenvolvimento aos seus gerentes e, consequentemente, aos seus colaboradores, as vantagens são substanciais. Existem algumas variações entre os sistemas de gerenciamento de aprendizagem que podem ser utilizados, mas em geral os benefícios amplamente aplicáveis, principalmente dessa nova geração de LMS, ​​incluem:

  • Um sistema de entrega moderno, simples e fácil de usar.
  • Variedade de ferramentas disponíveis por meio de um LMS que permite treinamento abrangente e personalizável.
  • Possibilidade de que as empresas não apenas ofereçam treinamento e desenvolvimento, mas também acompanhem e informem sobre a entrega desse treinamento.
  • Um LMS pode ser projetado com mobilidade, flexibilidade e conveniência sob demanda.
  • Os sistemas de e-learning simplificam e facilitam a reestruturação ou alteração do conteúdo para atender às necessidades em evolução de uma organização.
  • É fácil simplificar os materiais de recursos humanos com o conteúdo e os relatórios de um LMS.
  • O gerente pode elaborar um plano de desenvolvimento pessoal para cada funcionário, diagnosticando quais as necessidades específicas de cada um. Essas necessidades são então traduzidas em treinamentos específicos e personalizados.

Com um bom sistema de gerenciamento de aprendizado o gerente pode efetivamente gerenciar cadastros / inscrições, usuários, alunos, cursos, conteúdos online, tutores, supervisores, calendários, horários, grupos, acessos, notificações, comunicação / mensagens, certificados e relatórios. Uma grande vantagem e benefício para qualquer instituição educacional ou empresa que opte por investir em educação corporativa.

LMS e treinamentos: outras vantagens

O LMS facilita a comunicação e a colaboração entre o gerente o os outros funcionários, ou entre todos os usuários de uma plataforma com um canal de comunicação permanentemente aberto. Ele facilita a gestão geral da comunicação: e-mails, mensagens, fóruns e agendas globais ou individuais. É, portanto, um ambiente em que o usuário pode encontrar todas as informações importantes ou vitais para o seu desenvolvimento.

No atual ambiente de trabalho de ritmo acelerado, as organizações e empresas precisam manter sua equipe atualizada com as últimas tendências e métodos para cada setor. Com o LMS, o gerente vai render mais em menos tempo.

Assim, em vez de dedicar tempo todos os meses, semestres ou ano para treinar sua equipe, reunindo todos em uma sala com aulas monótonas ou fazendo palestras e exames em papel que precisam ser corrigidos manualmente depois, o gerente pode economizar muito tempo e dinheiro usando um LMS.

À procura de um parceiro especialista em LMS e em realizar treinamentos corporativos? Entre já em contato com a Didaxis!

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *