5 dicas infalíveis para aplicar o LMS Gamificado na sua empresa

A maneira de se relacionar dos profissionais de Recursos Humanos com candidatos e colaboradores sofreu alterações irreversíveis nos últimos anos – ferramentas de recrutamento e seleção completamente on-line, plataformas de feedback automatizadas, redes sociais voltadas ao mercado de trabalho e diversas outras novidades. E as mudanças não param por aí, muitas soluções tecnológicas se empenham em oferecer produtos cada vez mais completos e integrados ao desenvolvimento de pessoas.

O LMS – Learning Management Systems ou Sistema de Gestão de Aprendizagem – talvez seja familiar para você. Afinal, os sistemas de educação corporativa on-line não são mais uma novidade. De forma geral, essas plataformas focam em aprendizado contínuo e atualizações constantes para entregar formatações inteligentes para os usuários.

Para ampliar esse campo tão vasto de T&D, o LMS se uniu à gamificação. Você sabe o que é isso significa? É uma oportunidade de desenvolver pessoas e equipes com uma linguagem inovadora que junta conteúdo e descontração em uma competição que motiva o funcionário, exatamente a mesma estratégia dos famosos videogames.

Quer saber os benefícios que pode incluir nos índices do departamento de Recursos Humanos e os resultados que pode oferecer para empresa ao contratar um LMS gamificado? Nós contamos para você as principais vantagens. Leia!

Nova abordagem

A gamificação pode ser o tema de uma campanha para motivar e recrutar colaboradores para participar dos treinamentos on-line. A novidade, associada à relação que os profissionais já obtiveram ao jogar, pode ser o impulso para atingir melhores índices do departamento de Recursos Humanos e, claro, apoiar o desenvolvimento da empresa.

Algumas sugestões para alcançar bons resultados de engajamento são: preparar uma apresentação que permita a interação dos colabores com a ferramenta, focando em experiências positivas e empolgantes; utilizar estratégias de endomarketing, como pequenos agrados que reforcem a linguagem do videogame, vinculado aos treinamentos corporativos. Será uma experiência indispensável para quem quer estar atualizado com o trabalho e com a tecnologia.

Recompensas

A característica básica dos jogos é a de que sempre há um vencedor e essa associação será feita pelo colaborador de forma instantânea. Por isso, é importante salientar que, ao escolher um LMS gamificado, a expectativa é de que haja algum tipo de recompensa. Trabalhar com a nomenclatura gamificação e não entregar algum tipo de interação real (rankings, badges ou prêmios) será motivo de desinteresse dos funcionários.

Como citado acima, existem várias formas de entregar recompensas para os participantes das plataformas de LMS. Aqui estão mais algumas delas: medalhas, barra de progresso, comparação entre os participantes, entre outros. Mas atenção: antes de implantá-las, estude quais se comportam melhor no clima organizacional da corporação.

A descontração será sua aliada

Para atingir o objetivo da linguagem da gamificação, é importante entender que o aprendizado deve ocorrer de forma mais leve e descontraída. O conteúdo continua sendo imprescindível, mas o colaborador precisa se integrar ao clima da gamificação para que o nível de engajamento seja constante.

Para isso, mudar o mindset dos profissionais do RH é fundamental para compreender que a educação corporativa, assim como a acadêmica, com as novas tecnologias, pode ser apresentada em diferentes formatos, tornando, quando necessário, modelos mais fixos como a relação unilateral (detentor do conteúdo X colaborador) secundária ou até obsoleta.

Cooperação on-line

Com a possibilidade de customizar as experiências oferecidas aos colaboradores no LMS gamificado, será possível coordenar relações entre os funcionários para que possam avançar no jogo de forma conjunta. Para alcançar, por exemplo, recompensas mais significativas ou até para mudar de nível. Essa é uma oportunidade valiosa de fortalecer o trabalho em grupo no ambiente virtual e, ainda assim, promover melhorias no dia a dia das equipes, que transferirão esse aprendizado para a rotina da corporação.

Automotivação

A essência da gamificação está baseada na competição e essa característica tem o poder de desengatilhar a automotivação do colaborador para se dedicar aos aprendizados disponíveis na ferramenta.

Conclusão

O LMS já é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de pessoas e avaliação de desempenho, afinal, baseia-se em um gerenciamento de bancos de dados customizável a diversas necessidades como treinamento, gerenciamento de currículos e avaliação. Com a versão gamificada, o departamento de Recursos Humanos será capaz de atingir o ponto mais sensível quando se trata de desenvolvimento – on-line ou não – a motivação. A gamificação é um atributo indispensável para quem deseja engajar, com potencial, todos seus colaboradores.

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