Por que investir em eLearning?

O treinamento de funcionários faz parte do quadro de necessidades básicas de qualquer empresa. É necessário ensinar aos novos colaboradores as práticas da companhia à qual se juntam, os métodos de trabalho, as condutas, o uso das ferramentas, entre outros conhecimentos essenciais. Além disso, existe também a necessidade de atualizar colaboradores que já façam parte do quadro da empresa sempre que haja uma atualização envolvendo estes aspectos.

Estes treinamentos, durante muito tempo, costumavam ser realizados de forma presencial, com o uso de reuniões, aulas ou apresentações. Existe, porém, uma opção que já ganhou grande espaço dentro das empresas: o treinamento on-line. O uso de novas tecnologias e a aplicação do e-learning trazem excelentes resultados para qualquer tipo de empresa e, hoje, tornam-se uma prática obrigatória para se manter competitivo.

Confira abaixo algumas vantagens do treinamento on-line:

  1. Redução de custos

Dentro do mundo corporativo, a aplicação do e-learning é recomendada para empresas de qualquer tamanho. Os métodos utilizados entregam ótimos resultados não apenas na capacitação de colaboradores, mas também no balanço financeiro da empresa. Isso se dá pelo fato de não haver a necessidade de deslocar recursos para contratação de instrutores ou de espaços físicos para realizar os cursos, por exemplo, além de fornecer métricas importantes sobre a relação entre investimento em capacitação e diferença no desempenho de colaboradores.

  1. Praticidade

Outra grande vantagem do treinamento à distância diz respeito à praticidade. Por se tratar de um conteúdo virtual, pode ser facilmente acessado por meio de aparelhos próprios dos colaboradores, como smartphones e tablets. Assim, o conteúdo do treinamento fica sempre disponível e, sempre que necessário, pode ser encontrado e utilizado como material de consulta.

  1. Inovação

A tecnologia se desenvolve de forma cada vez mais extremamente rápida, estando em atualização constante. Para se manter otimizadas, as empresas costumam também acompanhar essa atualização, adotando novos softwares, sistemas e ferramentas. Também podem acontecer mudanças de metodologia, formas de atendimento ou outras questões que não necessariamente são originárias dessas tecnologias, mas podem depender delas.

Nesses casos, o treinamento on-line elimina a necessidade de, sempre que houver uma dessas mudanças, planejar um evento presencial, reuniões, alocação de tutores, viagens e conteúdos físicos. Basta disponibilizar um curso de atualização no ambiente virtual e todos os colaboradores com acesso, independentemente de quantos e onde estiverem, poderão ser treinados rapidamente.

  1. Engajamento

As tecnologias de ensino à distância permitem que sejam aplicados diferentes métodos de treinamento pelas empresas. Pode-se disponibilizar conteúdo em texto ou vídeo, mais tradicionais, ou até mesmo jogos e aplicações em realidade virtual, assim como diversos outros recursos que transformam o processo de aprendizagem em algo prazeroso e eficaz.

As plataformas permitem, também, que sejam aplicados exercícios e simulações dentro do processo de treinamento, um recurso muito útil no caso da implantação de uma nova ferramenta de vendas, por exemplo, pois permite que os colaboradores possam ganhar experiência em seu uso, dentro de um ambiente controlado e sem consequências, antes mesmo de começarem a utilizá-la na prática.

  1. Processo de Sucessão

É comum, e esperado de certa forma, que haja alguma rotatividade no quadro de funcionários de uma empresa. Novas contratações e promoções podem ocorrer a todo momento, e, muitas vezes, dão origem a um processo de sucessão. Esse tipo de situação exige que a empresa saiba quais são os conhecimentos que cada possível sucessor já tem, além de quais as competências necessárias para a posição que está aberta e materiais para treinar colaboradores que não as tenha. Um sistema on-line de gerenciamento de aprendizagem permite estar preparado para tudo isso e agiliza o processo de sucessão como um todo, diminuindo os custos e desafios desse momento, que é considerado como crucial para várias empresas.

  1. Desenvolvimento de performance

Ao utilizar um sistema para gerenciar cursos online, uma empresa ganha outra ferramenta importantíssima: a capacidade de gerar métricas de desempenho. Se a mensuração de performance começar a ser realizadas antes mesmo de iniciar os treinamentos, é possível observar facilmente quais cursos e conteúdos impactaram mais no desempenho dos colaboradores, trazendo uma visão estratégica dos resultados trazidos pelo investimento.

 

As vantagens citadas acima são apenas algumas das que podem ser verificadas com a aplicação das tecnologias de e-learning em empresas. Colaboradores mais bem treinados e uma frequência maior de atualização dos conhecimentos tornam um ambiente propício para gerar excelentes resultados. O que a sua empresa está esperando para investir em seu futuro?

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *