Descubra 7 benefícios do microlearning para seus treinamentos

Não há como fugir do dinamismo do mercado. Hoje, empresas e profissionais precisam se reciclar rapidamente para continuarem competitivos.

Aqueles treinamentos de longa duração nos quais, muitas vezes, o colaborador precisa parar suas atividades durante dias ou até semanas já não se encaixam tão bem nas necessidades das organizações.

Por isso, uma tendência em treinamentos corporativos é o chamado microlearning. Com ele, profissionais aprendem rapidamente por meio de conteúdos ágeis e de fácil aplicação na rotina de trabalho.

A seguir, você conhecerá o que é e quais são os principais benefícios dessa metodologia que vem quebrando paradigmas tanto do e-learning como em algumas aplicações em treinamentos presenciais.

O que é microlearning?

Como o nome sugere, microlearning é uma proposta de aprendizagem curta, principalmente online, que possui um objetivo altamente direcionado. Sua aplicação é feita por plataformas virtuais, como o Learning Management System (LMS).

Um curso desta natureza precisa ter um propósito pedagógico desde o início. A estratégia de conteúdos mais enxutos visa oferecer aos alunos dinamismo e agilidade na absorção do conhecimento e aplicabilidade posterior.

Seja para uma nova habilidade ou para reforçar algo, o microlearning consome menos tempo do aluno, além de aumentar a sua produtividade – ao contrário de muitos treinamentos convencionais.

7 benefícios do microlearning

Agilidade para o treinamento

Por serem hospedados em plataformas online, os cursos microlearning aceleram o aprendizado, pois o aluno pode absorver conteúdos a qualquer hora, de qualquer local –  por meio de laptop, tablet e smartphone.

Formatos considerados mais atrativos para os dias de hoje, como vídeos e gamificação, asseguram fácil e ágil absorção do que é transmitido.

Alto impacto nos negócios

Ofertar exatamente o que o profissional precisa para desenvolver uma atividade é uma das principais vantagens do microlearning.

Com isso, você direciona conteúdos estrategicamente, de acordo com os objetivos do departamento ou da empresa como um todo.

Conteúdo segmentado

Analisando pela ótica de quem produz os conteúdos para treinamento, e essa pessoa, talvez, seja você, que está lendo este artigo, ofertar cursos recheados pode não compensar o esforço, ainda mais se para um número pequeno de funcionários.

É por isso que o microlearning também é vantajoso. A possibilidade de produzir conteúdos mais curtos e segmentados para públicos específicos torna esse trabalho mais prazeroso e compensatório.

Treinamento multimídia

No microlearning, as possibilidades de aplicação são muitas. A maioria das plataformas LMS do mercado permitem ambientar diversos formatos de conteúdo, como vídeos, gráficos, quizzes, PDFs interativo, games e textos.

O mais legal disso tudo é que, com esse universo de possibilidades, você pode adaptar formatos para cada tipo de público.

Redução de custos

Você deve saber muito quanto dinheiro, tempo e energia são gastos com treinamentos longos. Fora a incerteza de se aquele conteúdo denso será realmente proveitoso para os alunos no dia a dia.

Produzir um curso menor vai gerar menos esforços do time de Treinamento e Desenvolvimento, reduzindo gastos com produção. Caso você terceirize essa parte, o custo também será menor por conta da hora/homem em contrato.

Blended learning

Caso o termo ainda não seja familiar a você, blended learning é o misto entre treinamento online e presencial. E essa combinação se mostra muito eficaz com a aplicação do microlearning.

Você pode utiliza-lo como complemento de um treinamento presencial, por exemplo, potencializando o desenvolvimento de habilidades e competências em tempo recorde.

Cultura do aprendizado

Que profissional de T&D não sonha em engajar a empresa toda nos conteúdos que produz? Acredite, o microlearning pode ajudar bastante nesse sentido!

As pílulas de conhecimento desse formato permitem não só uma aplicação mais veloz, como também estimula a recorrência das aulas. Conteúdos mais dinâmicos tendem a ser melhor recebidos pelos alunos, principalmente se notarem que estão produzindo melhor no dia a dia.

Conclusão

Contar com o microlearning na sua empresa é uma forma inteligente de ofertar conteúdos que, de fato, trarão resultados. Isso não quer dizer que você precise abrir mão de cursos mais longos, pois também são bastante úteis e até mesmo necessários em diversas ocasiões.

Porém, se você ainda não trabalha com esse formato de treinamento mais curto, faça alguns testes iniciais com os funcionários e avalie a sua receptividade.

Com o microlearning, profissionais e equipes conseguem aprender e, ao mesmo tempo, ser produtivos, pois não param suas atividades de rotina.

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *