Cultura de alta performance: entenda a relação com gestão de pessoas

O que estimula uma cultura pautada em produtividade e ótimos resultados? O compromisso da diretoria, gestores, equipes e profissionais em geral é a chave para uma empresa alcançar o topo perante a concorrência.

Cada departamento tem o seu papel nesse contexto, incluindo, claro, o de recursos humanos. Responsável pela gestão de pessoas, essa área deve liderar a cultura de alta performance em qualquer organização, que passa pelos processos de contratação, retenção e desenvolvimento de talentos.

Esse verdadeiro espírito de competitividade não deve ser encarado como algo paliativo, que ocorra como uma onda passageira na companhia. Manter uma cultura forte nesse sentido é uma estratégia aplicado de maneira fluida e contínua, fomentando principalmente os gestores na motivação do corpo de funcionários no alcance de suas metas individuais e de equipes.

Mas, afinal, o que é cultura de alta performance?

Podemos defini-la como o conjunto de ações e comportamentos no dia a dia que direcionam a empresa a superar resultados e descolar de seus competidores. Ao conseguir implementa-la de fato, uma organização é capaz de melhorar resultados financeiros, como também a satisfação e fidelização de clientes, além da gestão dos melhores talentos do mercado.

A cultura de alta performance não diz respeito apenas a objetivos técnicos. A questão da qualidade de vida também é ponto-chave do processo, pois funcionários felizes e realizados em suas carreiras tendem a produzir mais e melhor, obviamente.

Organizações reconhecidas por terem essa característica são valorizadas por saberem tratar esse aspecto humano. Influenciam positivamente, por meio de uma comunicação corporativa eficiente, assim como por sua relação com seus stakeholders.

É possível afirmar que fomentar essa cultura de alto desempenho é se basear na tríade “valores, liderança e estratégia”. Esses três fatores bem trabalhados impactam no compromisso das pessoas com os objetivos macro da empresa, as desafiando a superar resultados, todos os dias.

5 benefícios da cultura de alta performance

Agora que você já sabe o que é esse tipo de cultura organizacional, listamos cinco dos principais benefícios ao implementa-la na sua empresa. Confira e veja se já segue algumas dessas práticas. Caso não, inspire-se e veja como mudar o cenário de onde você trabalha.

Foco nos resultados

Ao implementar uma cultura de alta performance, sua empresa contará com um time bastante focado nos resultados. Para isso, metas claras, tanto individuais como dos departamentos devem ser comunicadas. Esse alinhamento é essencial para promover uma cultura incansável pela busca dos objetivos com qualidade.

Retenção de talentos

Via de regra, ótimos profissionais são motivados pela competitividade e excelência no trabalho. Em uma cultura que valoriza o desempenho é quase que natural que esses talentos queiram permanecer na empresa. Também é papel do RH cuidar da retenção: com bons treinamentos e a valorização profissional como um todo, elimina-se o baixo desempenho e traz a motivação lá no alto.

Desenvolvimento de líderes

Contar com pessoas que superem os seus limites no dia a dia em prol da alta performance leva ao desenvolvimento natural de líderes. Esses profissionais serão os responsáveis por inspirar os demais, direcionando-os a seguir caminho similar ao longo do tempo de empresa.

Verdadeiros gestores estimulam o trabalho em equipe, a transparência nas relações e o comprometimento com as metas. Itens esses fundamentais para o desenvolvimento da cultura de alta performance.

Promoção das tomadas de decisão

Ter autonomia se traduz no sentimento de confiança nas atitudes e decisões dos profissionais. Empresas em busca do alto desempenho não podem deixar de lado esse ponto. Culturas do tipo confiam nas competências, habilidades e tomadas de decisão dos envolvidos.

Essa certa independência promove um ambiente motivador, pois colaboradores com autonomia para solucionar problemas ou oferecer novas ideias se sentem mais realizados e pertencentes ao core business da companhia.

Ambiente propício a mais produtividade

Uma companhia que consegue equilibrar cobrança, autonomia de trabalho e um clima favorável, consegue oferecer um ambiente de segurança para a carreira dos funcionários.

Além disso, ainda falando sobre clima organizacional, as companhias que dispões de atividades divertidas, relaxantes e envolventes à cultura enxergam que os resultados, geralmente, são mais positivos. Reduz-se muito o absenteísmo, o turnover, os custos com novas contratações e os níveis de estresse dos profissionais.

O que você e a sua empresa têm feito nesse sentido? Deixe seu comentário abaixo, nos comentários, e conte para nós!

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *