Os principais benefícios de um LMS

O Learning Management Systems, ou LMS, é parte fundamental do processo de design e desenvolvimento de treinamentos e-learning, especialmente se o projeto tem uma grande audiência e uma grande quantidade de conteúdos a serem gerenciados.

Estes sistemas são ferramentas completas de gestão, oferecendo a alunos e professores espaço para interação e aprendizado em diversos formatos, como videoaulas, discussões e fóruns, por exemplo – tudo isso enquanto facilitam o desenvolvimento e administração de todos os aspectos do projeto de treinamento, da sua concepção à avaliação e feedback finais.

Ainda em dúvida sobre as vantagens do LMS dentro do processo e-learning? Separamos a seguir alguns dos principais benefícios que estes sistemas oferecem:

 

Centralização

Este é o primeiro e principal benefício do LMS, ser um canal único de aprendizado e gestão. Isso quer dizer que todos os conteúdos e processos relacionados ao treinamento estarão disponíveis 100% do tempo de forma integrada. Significa também que todos os dados e informações referentes ao projeto também serão tratados de forma associada, reduzindo assim os riscos de perder informações ou deixar de coletá-las/processá-las por não saber onde estão ou como acessá-las. O LMS entrega uma plataforma completa e única tanto do ponto de vista dos alunos quanto do ponto de vista dos gestores;

 

Acesso ilimitado

O LMS garante acesso ilimitado à todas as informações imputadas dentro do sistema. Os alunos podem acessar aulas e conteúdos de estudo em tempo integral e através das mais diversas plataformas, como smartphones e tablets, não precisando aguardar nenhuma data ou horário específico para trabalhar e desenvolver suas habilidades e ampliar seu aprendizado. Isso torna o LMS uma ferramenta muito flexível, sendo capaz de atender a um público global da mesma forma que atende um público local;

 

Avaliação em tempo integral

Outro grande benefício do LMS é que permite que os usuários tenham seu desempenho avaliado e também avaliem o treinamento a qualquer momento, antes, durante ou depois do processo de aprendizado. Tanto a empresa pode avaliar a retenção do aprendizado quanto o aluno pode apontar melhorias, enriquecendo e aprimorando o projeto de treinamento não apenas meses após seu término, mas até mesmo durante sua execução – é uma grande oportunidade para garantir a qualidade e excelência em todas as etapas do processo;

 

Processo de aprendizagem simplificado

O LMS simplifica o processo de aprendizagem, pois o design da interface é fácil de usar e mesmo novos usuários conseguem descobrir facilmente como navegar dentro do sistema, que deve ser amigável ao usuário também e um canal facilitador de acesso aos conteúdos, já que acomoda vários recursos como textos, videoaulas, avaliações, fóruns, além de toda a parte de administração e gestão do aprendizado.

 

Redução de custos e valorização do tempo

Um sistema de gestão de aprendizagem é capaz de reduzir drasticamente os custos de um treinamento, uma vez que todo o conteúdo e todas as informações necessárias ao aprendizado já estão dentro do LMS, tudo online e disponível 100% do tempo. Não há necessidade de impressão de manuais e apostilas; não há necessidade de investimentos em estruturas físicas de salas de aula; não existe custo com logística e hospedagem e, o principal: não há perda de tempo e produtividade, uma vez que todas as atividades estão integradas em um único canal acessível e que agrega todas as etapas do projeto, da gestão de dados por parte da empresa à avaliação de desempenho dos alunos;

 

Colaboração e upgrade em tempo real

O LMS oferece também flexibilidade, pois é ajustável às mais diversas demandas e 100% personalizável. É uma plataforma pronta para responder aos mais diversos desafios, oferecendo experiências de aprendizagem integradas e únicas ao mesmo tempo em que cria espaços para colaboração online, o que gera oportunidades reais para upgrades on demand no sistema que afetam imediatamente o desempenho do projeto, tornando-o capaz de responder de forma ágil a alterações de objetivos.

 

Para além dos benefícios intrínsecos a esta ferramenta, é preciso observar que, com o crescente avanço tecnológico, os LMS estão evoluindo rapidamente, assimilando e promovendo inovações constantes no universo EAD – em um cenário tão dinâmico e desafiador, encontrar o LMS ideal para suas necessidades é a chave para realmente obter destes sistemas tudo o que podem entregar!

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *