Plataforma LMS sem dor de cabeça: 9 ótimas dicas de implementação

Esteja você pensando em começar com uma plataforma LMS (Learning Management System) na empresa ou até mesmo no processo de mudança para um novo fornecedor, a verdade é que, em ambos os casos, a fase de implementação é fundamental.

Hoje, existe uma grande variedade de soluções no mercado e cada uma delas pode conter características distintas. Por isso, fazer a escolha errada pode dar uma baita dor de cabeça não só nos responsáveis pelo e-learning, como em toda a companhia.

Projetos de implementação costumam envolver muitos profissionais, internos e externos, e duram meses para entrarem nos trilhos. Daí a importância de uma decisão bem tomada na escolha de um LMS.

Para resolver essa questão de uma vez por todas, listamos nove dicas para que você comece a implementação da sua ferramenta com o pé direito. Confira a seguir!

  1. Crie um documento RIF

RIF são as iniciais para Request for Information, ou simplesmente Solicitação de Informações. Esse documento tem a função de deixar registrado quais são as suas intenções com uma plataforma LMS e questiona aos fornecedores da mesma os pontos relevantes para seus cursos online.

É uma maneira simples e inteligente de comparar o que cada um deles oferece, como podem ajudar seu projeto avançar e definir pela melhor opção para a sua empresa.

  1. Identifique gaps de competências

Nada mais certeiro do que iniciar a implementação do seu sistema LMS consciente de quais são as deficiências de conhecimento tanto de profissionais como de equipes. Assim, você consegue priorizar features e cursos que façam mais sentido, desde o início do programa.

  1. Personalize a sua plataforma LMS

Um dos principais erros que você pode cometer é contratar uma solução inflexível, ou seja, que não permita customizações. A dica aqui é compreender a capacidade de adaptação oferecida pelos fornecedores que busca para, assim, implementar seu LMS com menos esforço e mais aderência ao negócio.

Atenção, também, aos custos. Fornecedores que cobram muito para customizar um sistema devem ser evitados.

  1. Levante as necessidades dos seus treinamentos

No universo dos cursos online corporativos, existe mais uma sigla conhecida: LNT (Levantamento de Necessidades de Treinamento). Nada mais é do que um mapeamento dos pontos de melhoria da organização.

As necessidades são mais comportamentais ou técnicas? O conteúdo que você tem em mente faz sentido para um formato online? São questões como essas que devem ser levantadas no LNT.

  1. Forme uma equipe de implementação

Como já dito neste artigo, implementar um LMS leva tempo e não é um processo tão simples. Alocar os recursos certos, prazos e orçamento também é fundamental para o seu sucesso.

Forme uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais das mais diversas áreas da organização. Idealmente, ela deve conter um líder, um gerente de projeto, um administrador e um profissional de TI. Também se recomenda pessoas que façam o papel de usuários finais, para testar as implementações.

  1. Encare a parte técnica

Seja você iniciante em softwares LMS ou já expert e quer trocar de fornecedor, o ponto aqui é o cuidado com a importação de dados.

Fique atento a formatos de conteúdo, integrações com outras ferramentas – CRM, ERP ou sistema de RH, por exemplo – para antecipar possíveis incompatibilidades. Acredite: isso vai poupar muito esforço.

  1. Oferte conteúdo de qualidade

Uma implementação de sucesso deve vir ao encontro de um bom conteúdo. Só com as trilhas de conhecimento corretas você vai entender se o funcionamento do seu sistema está certo ou não.

Foque em conteúdos personalizados e que tenham aderência ao público. Desde o começo, procure sanar as “dores” dos funcionários, para um engajamento rápido, eficiente e duradouro.

  1. Comunique a implementação

OK, você está a todo vapor com o time de implementação da plataforma LMS, mas pouquíssima gente na empresa ainda sabe disso. Está errado!

Comunique internamente, seja com ações elaboradas de endomarketing ou com um simples e-mail, sobre essa novidade. Envolver os colaboradores desde o começo do processo transmite clareza e comprometimento com a questão da educação corporativa.

  1. Teste o que for implementando

Aplique testes em um número razoável de usuários para entender se as implementações estão de acordo com o planejado. Faça um cronograma para tal. Também, colha feedbacks dessas pessoas.

Um cuidado especial com essa dica vai ajudar você a oferecer a melhor experiência possível aos alunos, posteriormente.

 

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