LMS: 4 pontos fundamentais

Um LMS permite que as empresas desenvolvam pessoas por toda a estrutura da organização. Essa acessibilidade é o ponto alto de qualquer plataforma, pois ela transcende os muros da empresa.

Com uma estrutura de treinamento baseada em uma plataforma LMS, as organizações agora podem nivelar o conhecimento de todas as pessoas envolvidas em um processo, produto ou serviço. Imagine que você precise que seus fornecedores estejam conscientes de parte importante do seu negócio: com a capilaridade que a digitalização do conhecimento nos trouxe, aliada a uma plataforma robusta de treinamento, isso passa a ser possível.

Para André Zambrini, CEO da Didaxis, empresa que desenvolve sistemas de treinamento há mais de 15 anos, “não basta mais a empresa passar o conteúdo para os colaboradores e esperar resultados. As empresas precisam criar uma estratégia de aprendizado baseada no público-alvo interno e uma plataforma capaz de entregar relatórios realmente eficientes e úteis.”

Abaixo, listamos os 4 objetivos primários para adoção de uma plataforma LMS estratégica.

  1. Acessibilidade

Como falamos anteriormente, um LMS deve permitir a chegada do conhecimento a todos, ter compatibilidade com diversas plataformas (computador, tablets, celulares, etc), de forma que o público-alvo do treinamento possa fazer o curso em qualquer lugar e horário.

Dessa forma, desenvolver um conteúdo estrategicamente digital permite que os colaboradores expandam seus conhecimentos a qualquer instante e em qualquer lugar. Ter o próprio ritmo de aprendizado, com os objetivos definidos, vai motivar os colaboradores, retendo uma maior quantidade de informações.

Com o processo de ensino/aprendizado facilitado o processo cognitivo também é beneficiado.

  1. Personalização

Um sistema de gestão do conhecimento deve se adaptar a sua cultura, processos e pessoas. Uma parte imprescindível na integração de um LMS é o encontro de necessidades e ofertas. Dificilmente um sistema vai se encaixar perfeitamente com esse tripé, mas ele deve oferecer personalização rápida e fácil para que esses pontos estejam em harmonia. Trabalhar em módulos também é uma boa alternativa.

  1. Feedback

Uma das maneiras mais eficazes de maximizar o conhecimento é identificar rapidamente pontos de melhoria a partir do treinamento online. Caso contrário, haverá desperdício de recursos.

Imagine todos os pontos que impactam seu negócio e defina como isso deve ser demonstrado nos relatórios do sistema. Selecione os principais indicadores para começar. A partir dos relatórios a empresa passa a ter uma fonte de informações eficiente para cobrir gaps de conhecimento e facilitar o desenvolvimento das pessoas.

  1. Centralização do conhecimento

Um benefício importantíssimo do LMS é o fato de o material de aprendizagem estar disponibilizado em ambiente centralizado e objetivo. Treinamentos tradicionais exigem o agendamento de novos cursos sempre que há o embarque de novos colaboradores, mas a partir de um LMS o material estará centralizado de forma objetiva na empresa, possibilitando o acesso a qualquer instante.

Ainda de acordo com André Zambrini, “ter um sistema de gestão do aprendizado não é mais uma escolha para as organizações. Muitos casos de sucesso tem comprovado a forma como um sistema LMS lida com o aprendizado, porém, o mais importante é ter um fornecedor que trabalhe como um verdadeiro parceiro no projeto”.

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *