Os 03 principais benefícios da digitalização da educação corporativa

Até algumas décadas atrás era comum, mesmo no ambiente corporativo, fazer parte de programas de treinamento que ocorriam dentro de salas de aula tradicionais, com livros, palestras e até mesmo atividades em classe – algumas empresas contavam inclusive com bibliotecas repletas de títulos relevantes para o mercado empresarial e a formação de novos profissionais.

Mas a cultura globalizada abriu novos caminhos para a educação corporativa: treinar diferentes equipes, muitas vezes espalhadas por diferentes cidades e até mesmo países exigiu a modernização e digitalização dos treinamentos empresariais.

A tecnologia mudou as possibilidades do ensino e da aprendizagem. A educação digital é o termo usado para se referir a todas as práticas educacionais que ocorrem em ambientes online.

O e-learning é a pedra fundamental desta transformação. Com a popularização dos computadores no final do século XX, as ferramentas de aprendizado online e os métodos de entrega destes conteúdos foram expandidos e os ambientes virtuais de aprendizagem começaram a prosperar e obter resultados cada vez mais expressivos.

Nesta nova forma de treinamento, os professores são facilitadores que conduzem os alunos por um caminho definido especialmente para atender às suas necessidades profissionais (considerando os objetivos estratégicos definidos pela empresa), enquanto os sistemas de gestão do aprendizado (como os LMS) se tornaram os maiores responsáveis por mudar um paradigma até então pouco questionado: não importa a forma com que se aprende, mas sim a trilha que se percorre até o aprendizado e o uso efetivo do conhecimento.

O futuro é digital – os 03 principais benefícios da digitalização da educação corporativa

Os métodos digitais de educação para a aprendizagem em ambiente corporativo são adequados para vários tipos e tamanhos de empresas: existem organizações globais que precisam agregar e treinar de forma integrada equipes dispersas geograficamente, assim como existem empresas que possuem equipes localizadas, mas que precisam ser constantemente desenvolvidas e preparadas para os desafios de seus mercados locais – para cada cenário existe uma solução e um caminho e-learning diferentes.

Sem limites, sem restrições

Além da questão geográfica, o tempo é outra variável a ser considerada: a aprendizagem presencial exige deslocamentos e a presença física de alunos que nem sempre possuem esta disposição (além de implicar em custos maiores). A educação digital, por outro lado, facilita o aprendizado por ser mais flexível e acessível: através dos LMS e dos dispositivos mobile (como notebooks e smartphones, por exemplo) podemos garantir que seus profissionais sejam treinados a qualquer momento, em qualquer lugar, de forma integrada e alinhada às estratégias de treinamento.

Aprendizado ativo e motivador

A digitalização da educação corporativa também representou um grande avanço para o planejamento e produção de conteúdos e atividades práticas: o meio digital permite a utilização de diversas ferramentas audiovisuais e canais multimídia que atingem de forma única o público alvo do treinamento. Vídeos, fotografias, textos, ilustrações, ebooks e infográficos são apenas algumas das possibilidades – o conteúdo aliado a estes formatos e disponibilizado através de plataformas digitais garante não apenas mais engajamento, mas também permite um aprendizado social que torna o treinamento mais relevante para seus alunos.

Estruturação sob medida

A educação digital permite que necessidades específicas da empresa sejam formatadas e estruturadas de acordo com seus objetivos estratégicos, assegurando um alto nível de assertividade nos investimentos. Os sistemas de gestão da aprendizagem também desempenham um papel importante nesta personalização, pois permitem o gerenciamento e a criação de novos conteúdos, a gestão das métricas produzidas como resultado do treinamento e o direcionamento dos passos futuros do treinamento corporativo. Esta estruturação sob medida também afeta positivamente seus alunos, pois torna possível um aprendizado direcionado especialmente para suas reais necessidades.

A importância do aprendizado social

Apesar do termo “educação digital” passar a ideia de um distanciamento ou isolamento físico, nada poderia ser mais distante da realidade. Um aspecto interessante da digitalização da educação corporativa é sua afinidade com as mídias e redes sociais: os conteúdos, mídias e interações pensados para os treinamentos e-learning possuem uma vocação natural para o compartilhamento, o que eleva o alcance do conhecimento e se traduz em maior retenção do aprendizado e revoluciona os níveis de engajamento das equipes envolvidas pelo treinamento. Investir na construção de ferramentas de colaboração social (como blogs, comunidades online e redes sociais) é uma excelente forma de envolver melhor os funcionários e promover uma cultura de aprendizado que valoriza o conhecimento e os relacionamentos interpessoais entre os membros de sua equipe – este aprendizado social é um grande diferencial para empresas que buscam elevar a produtividade e melhores resultados de negócios.

A digitalização da educação corporativa revolucionou a prática dos treinamentos empresarias: saímos de um mundo estático e protocolar para um universo amplo, vibrante e constantemente em transformação. É difícil dizer quais serão as novas tecnologias, ou o impacto que terão na forma como ensinamos e aprendemos, mas com certeza o futuro será digital, com foco em experiências personalizadas de aprendizado, conteúdos úteis, atraentes, de alta qualidade e ricos em interações multimídia.

Cabe às empresas criar as estruturas e incentivos necessários para garantir a aceitação de novas formas de aprendizado e também para assegurar que seus treinamentos corporativos não sejam apenas sobre adquirir novos conhecimentos: a educação digital deve ter um efeito positivo e duradouro não apenas sobre a empresa,  mas principalmente sobre seus profissionais.

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *