07 obstáculos de implementação de um LMS que você precisa evitar

Pesquisar e estudar as diversas opções que o mercado oferece é o ponto de partida da jornada rumo ao LMS perfeito, aquele Sistema de Gestão de Aprendizado feito sob medida para sua empresa – esta é uma parte vital do processo de compra, mas os desafios deste processo não acabam depois da contratação de um novo parceiro.

A implementação da nova plataforma é outro estágio igualmente importante – e ele entra em cena imediatamente após a aquisição de sua nova plataforma!

Existem diversas questões e variáveis a serem consideradas ao longo deste processo – sistemas ricos em recursos exigem interações e configurações mais complexas, por exemplo, enquanto empresas que estão contratando seu primeiro LMS podem precisar de um direcionamento mais próximo e detalhado para garantir os melhores resultados.

O importante é ter em mente que a implementação da nova plataforma é uma excelente oportunidade de testar e garantir a melhor experiência e-learning possível, tanto para a empresa quanto para seus profissionais.

Pensando neste desfio, listamos abaixo 07 dicas para ajudar sua equipe a superar as barreiras mais comuns à implementação de um Learning Management System. Confira!

Pergunte sobre o processo de implementação antes de fechar a compra

Pode parecer óbvio, mas questionar o fornecedor sobre o processo de implementação antes mesmo de se comprometer com a compra do LMS é um ponto importantíssimo. Muitas vezes a equipe de Recursos Humanos ou Treinamento responsável pela pesquisa de mercado não tem o conhecimento técnico necessário para compreender os principais desafios que se escondem por trás da aquisição de um software tão complexo e importante, por isso é vital que sua equipe de TI seja consultada e se reúna com os fornecedores potencias para discutir que tipo de suporte e processo eles oferecem.

Não abandone seus objetivos

Quando seu time pesquisou o mercado inteiro atrás de um parceiro certamente o fez com uma série de metas e objetivos em mãos: este planejamento estratégico não deve ser abandonado depois da compra da nova plataforma – os objetivos são um guia prático das expectativas da empresa e uma excelente ferramenta para mensurar o sucesso da implementação conforme ela vai tomando forma. Não se esqueça dos motivos que levaram seu time a procurar por um novo LMS e use os objetivos estratégicos traçados para o projeto como um painel de orientação para os trabalhos de implementação.

Defina um cronograma realista

Ao adquirir um novo sistema de gestão do aprendizado é importante trabalhar no processo de implementação com uma linha de tempo clara, objetiva e realista, para garantir que a equipe tenha tempo suficiente para compreender, estruturar e implementar todas as funcionalidades previstas para sua nova plataforma. Antes de começar, reúna o time responsável pelo projeto para verificar as necessidades, estabelecer os responsáveis para cada fase e organizar o processo de implementação considerando tanto as demandas da empresa quanto a disponibilidade do fornecedor. Além de ajudar na organização da divisão de tarefas e na execução do trabalho, um cronograma bem ajustado é fundamental para evitar atrasos e aumento nos custos do projeto.

Seja transparente a respeito de seus dados

Identificar os ativos de seu antigo LMS ou definir quais deles serão alocados em sua primeira plataforma é um passo fundamental para a estruturação de seu e-learning em termos de design instrucional, produção de conteúdo e criação de atividades, por exemplo, mas também é uma questão vital para a correta implementação de seu sistema de gerenciamento do aprendizado. Seja transparente com seu fornecedor a respeito de todos os dados, métricas, materiais e interações que possui ou deseja para seu sistema – sem acesso a estas informações será muito mais difícil construir corretamente a estruturação do LMS e funcionalidades e integrações podem ser comprometidas, assim como a migração do conteúdo pode ser prejudicada.

Teste. De novo.

Nenhum processo de implementação chega ao fim sem uma boa dose de testes. Reúna seu time de instrutores, designers, gestores e alunos para verificar os recursos e checar as funcionalidades desenvolvidas para seu novo LMS e ouça suas colocações com atenção. Os testes são importantes porque apontam onde precisamos ser mais efetivos e também quais complementos e suportes precisam ser desenvolvidos para atender suas necessidades mais específicas, garantindo uma plataforma especialmente desenhada para seus objetivos.

Não se esqueça de seu futuro

Seus objetivos e escolhas foram pensados considerando a situação atual ou o futuro imediato de sua operação, mas será que este investimento ainda se provará acertado anos à frente? Um dos aspectos mais importantes de um LMS é a escalabilidade, a capacidade de um sistema crescer em conjunto e conforme as necessidades de uma organização. Se hoje seu projeto de treinamento corporativo conta com dois ou três cursos, 10 ou 20 alunos, será que continuará assim daqui alguns anos? Se for necessário expandir seu portfólio, ou agregar novos alunos, novas mídias, interações e novas tecnologias, seu LMS estará preparado? Ou será um obstáculo para sua evolução? Pense no amanhã de sua operação e considere todos os recursos e funções de sua plataforma – eles precisam estar conectados para evitar problemas (e prejuízos) no futuro.

Avalie suas opções de suporte

A implementação não pode ser considerada bem sucedida se não houver algum tipo de garantia de suporte não apenas para sua execução, mas principalmente para o uso futuro de seu LMS – questione o fornecedor sobre as opções de suporte que ele oferece, verifique seus custos e as coberturas oferecidas para atualizações, migrações, integrações e manutenções do sistema.

Desafios são parte da vida corporativa, especialmente quando consideramos a aquisição e a estruturação de novos sistemas. Seguir conforme seus objetivos, envolver seu pessoal no processo e contar com um fornecedor parceiro são aspectos fundamentais para o sucesso de um processo de implementação!

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