Por que as integrações são o futuro do LMS?

O e-learning e os Learning Management Systems são dois lados de uma mesma moeda: de um lado temos a educação corporativa concretizada através de mídias e canais digitais e de outro temos um sistema completo de gestão do aprendizado, que compreende todos os aspectos de entrega e gerenciamento dos projetos de treinamento organizacional.

O conhecimento corporativo é um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer negócio. É através do treinamento e do desenvolvimento que podemos construir competências e habilidades essenciais para a identificação de novas oportunidades de crescimento ou adotar estratégias inovadoras para vencer obstáculos comuns ao ambiente empresarial.

As plataformas LMS concentram em si todas as ferramentas e funcionalidades necessárias para transformar o planejamento de seu treinamento em uma experiência real de aprendizado: do design instrucional à criação, construção e armazenamento de módulos, conteúdos e formatos de aprendizagem on-line (palestras, atividades, tutoriais, questionários, etc.), além da administração dos calendários e etapas de entrega, até a avaliação do desempenho de seus alunos e da efetividade do aprendizado proporcionado, tudo isto encontra lugar em um Learning Management System.

Mas se o universo contido dentro de um sistema já é tão amplo e desafiador, imagine o impacto que a administração de vários softwares pode ter sobre a operação de sua empresa!

04 benefícios que as integrações agregam ao seu negócio

Cheia de variáveis, a tecnologia é pauta obrigatória para as organizações que buscam não apenas por inovação, mas por ferramentas que realmente compreendam o papel de facilitadoras que devem desempenhar no dia a dia corporativo: novas tecnologias devem agregar esforços de forma positiva, sem gerar entraves para o desempenho das equipes ou para o crescimento da empresa.

Um sistema de gerenciamento do aprendizado deve atuar dentro de sua empresa como um aliado de sua gestão: ele deve ter um processamento rápido, uma navegação intuitiva, funcionalidades flexíveis e ser projetados para se integrar facilmente aos demais sistemas utilizados rotineiramente por suas equipes. Desta forma será possível extrair e processar dados importantes muitas vezes escondidos em sistemas como CRM, ERP e SCM, entre outros, e que são extremamente relevantes na construção de um aprendizado conectado às reais necessidades e expectativas da organização e de seus alunos.

Descobrir a quais sistemas – atuais e potenciais – seu LMS precisa integrar, quando isso deve ocorrer e como garantir bons resultados destas integrações é o primeiro passo para que seu sistema possa se associar aos diferentes softwares presentes em sua operação para criar a solução perfeita para todas as suas necessidades de gestão e treinamento!

Melhora a experiência de aprendizado (e a gestão de talentos)

O LMS que atua de forma integrada a sistemas importantes para o desenvolvimento de talentos, como aqueles ligados ao departamento de RH, pode entregar uma experiência de ensino muito mais envolvente e relevante para seus alunos corporativos, direcionando conteúdos e atividades de acordo com o perfil de cada profissional e suas necessidades e gaps de aprendizado, ajudando na formação dos futuros líderes e talentos de sua operação.

Entrega análises e relatórios avançados

A integração do LMS aos demais softwares de gestão de sua empresa permite uma coleta e mineração de dados muito ampla: estas informações são importantes se analisadas isoladamente, mas se tornam vitais quando cruzadas entre si. Relatórios integrados indicam de forma precisa o cenário atual de seu treinamento, apresentam novos dados que podem indicar onde é preciso melhorar e ajudam a construir indicadores e objetivos conectados com as possibilidades e demandas de sua operação.

Integração para colaboração e aprendizagem social

À medida que reconhecemos que o aprendizado corporativo será cada vez mais mobile e digital, devemos nos preparar para garantir que o LMS atue como um hub para o aprendizado social – a integração com outros sistemas e redes sociais (internas ou externas à empresas) dão aos alunos corporativos o poder de se conectar com seus colegas (através do compartilhamento de dicas, conteúdos e links), aproxima os profissionais de equipes diferentes e fortalece a figura dos multiplicadores. Esta integração aumenta o engajamento, facilita a troca de experiências e reforça as relações interpessoais.

Compliance

Atuar de acordo com as políticas e diretrizes determinadas pela organização e trabalhar para evitar irregularidades vai além do compromisso com uma atuação ética: a capacidade de integração de um LMS é um grande diferencial para o reforço das regras de compliance de uma empresa. A associação do sistema de gestão do aprendizado com os demais softwares corporativos garante a integridade e a segurança das informações, alinha a performance de suas equipes, reforça as melhores práticas e promove a cultura corporativa.

Os LMSs são tão afetados pelas mudanças que vivenciamos diariamente no ambiente de negócios quanto os projetos de e-learning corporativos: por serem dois universos interligados, ambos precisam se adaptar para atender às novas demandas das organizações e de seus alunos corporativos.

À medida que tecnologias e gerações mais modernas de sistemas de gerenciamento de aprendizado surgem e à medida que novas estratégias e-learning se tornam relevantes, mais importante é assegurar que seu LMS esteja preparado para apoiar e conduzir sua empresa ao longo destas mudanças!

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *