07 questões chave para seu fornecedor de LMS

Os sistemas de gestão da aprendizagem são ferramentas essenciais para treinar e desenvolver em seu time novos conhecimentos e habilidades. Os LMS oferecem funcionalidades e soluções importantes para uma gestão completa de seus treinamentos corporativos – são estes recursos que permitirão à empresa organizar e implantar projetos e-learning que realmente revolucionem o desempenho de seus colaboradores.

A tarefa de encontrar o fornecedor certo para o seu projeto é extremamente desafiadora – para escolher o LMS que preencha todos os requisitos de seu projeto é preciso planejamento, mas existem algumas perguntas básicas que ajudam bastante a guiar o processo de compra.

Separamos a seguir 07 questões para discutir em conjunto com o seu fornecedor de LMS em potencial, para garantir que sua empresa faça a escolha certa. Vamos lá?

O LMS oferece funcionalidades e recursos que serão relevantes no futuro?

Não pense apenas no momento atual de sua empresa. O LMS deve ser capaz de atender às suas necessidades de aprendizado e desenvolvimento também no futuro. É importante escolher uma plataforma que aceite atualizações e complementos facilmente – se for preciso oferecer treinamentos mobile nos próximos meses ou criar conteúdos mais dinâmicos e ricos em multimídia, o LMS deve estar preparado para atender a estas demandas, oferecendo recursos que facilitem a evolução do projeto e garantam a escalabilidade do projeto.

O quão simples será criar novos conteúdos e interações?

Os gaps de aprendizado mudam de acordo com o tempo e com o perfil e competências prévias de seu time, por isso é importante garantir que o LMS ofereça não apenas ferramentas que agilizem a criação de conteúdos para cada etapa de seu treinamento, personalizando o aprendizado, mas principalmente, que ele esteja pronto para entregar diferentes formatos e interações, mantendo o interesse de seus alunos corporativos sempre renovado e também servindo como ferramenta relevante para seus profissionais através de aplicativos mobile que garantam acesso a todo o conteúdo de seus cursos, 24/7.

Quais os custos de implementação, manutenção e suporte?

É muito comum as empresas se depararem com despesas muito acima do planejamento inicial em projetos amplos como os que envolvem o treinamento corporativo: é importante que a companhia pesquise e documente todos os custos associados à implementação do LMS, mas o fornecedor deve ser transparente sobre o quanto custará cada etapa da implementação do sistema, como e por quanto tempo oferecerá manutenção (e se será gratuita ou não) e como proporciona o suporte técnico a seus clientes, evitando que os custos escalem a níveis que tornem qualquer aprimoramento algo proibitivo. Certifique-se para que não ocorram despesas imprevistas.

Como medir o impacto real deste LMS nos resultados da empresa?

Um Learning Management System oferece inúmeros relatórios e dados importantes para a gestão prática do treinamento, como informações a respeito da navegação de seus alunos, o nível de participação nas atividades propostas, o tempo para conclusão de módulos, a quantidade de certificações obtidas, dentre outros. Mas definir as métricas para avaliar o impacto da tecnologia no aprendizado e nos resultados operacionais nem sempre aparece como um equipamento “de fábrica”: questione o fornecedor sobre quais relatórios estão disponíveis e estabeleça se estão de acordo com as necessidades gerencias da companhia como um todo, considerando quais dados serão relevantes para mensurar o impacto do treinamento nos resultados financeiros, na retenção de talentos ou no aumento da produtividade, por exemplo – e estruture os relatórios de forma customizada de acordo com cada uma destas necessidades.

É possível integrar o LMS com os demais sistemas corporativos?

A capacidade de integração é essencial para as empresas que consideram seus programas de treinamento e-learning uma estratégia de longo prazo: através da comunicação interligada entre sistemas podemos extrair e conectar diferentes dados em prol de uma gestão mais objetiva e moderna, construir objetivos e identificar oportunidades e desafios de maneira mais rápida e garantir que a resposta da empresa às suas próprias necessidades administrativas alcance resultados muito mais alinhados a estas demandas. Conhecimento é poder e existe muita informação sobre sua operação escondida em seus sistemas – assegure que o fornecedor do LMS esteja capacitado para minerar e tratar estes dados da melhor forma através da integração entre plataformas.

Quais as necessidades técnicas mais importantes na hora da implementação?

A implementação é um dos momentos mais delicados do processo de estruturação de um LMS: questione seu fornecedor em potencial sobre o plano de implementação e sobre se há necessidade de rever ou aprimorar parcerias que a empresa já possui com provedores de TI, seja para cancelar ou para atualizar hardwares e softwares essenciais para o sucesso deste processo. É importante estabelecer um cronograma para cada etapa do plano de implementação e envolver profundamente o time de TI da empresa em cada um destes passos, para que tudo ocorra sem problemas e não exija manutenções ou correções expressivas na hora de testar e lançar o projeto. Lembre-se que existem muitas diferenças entre as exigências de um LMS baseado na nuvem e uma plataforma hospedada em servidores internos, por exemplo.

O fornecedor atende aos níveis de suporte e segurança exigidos por sua operação?

É essencial que a provedor ofereça um suporte extenso tanto para a organização quanto para seus alunos corporativos: um LMS funciona 24 horas por dia, 07 dias por semana. Privilegie fornecedores que ofereçam times de suporte dedicados ao cliente, com amplo conhecimento técnico sobre as ferramentas de seu sistema, e que também respondam a dúvidas e questionamentos de seus alunos sobre acesso e funcionalidades, por exemplo. A segurança de dados é outro ponto fundamental para a escolha do fornecedor correto para seu projeto – informações sensíveis e estratégicas da empresa e dados pessoais dos alunos devem ser preservadas com atenção. É preciso verificar sobre privilégios de acesso, registro de atividades dos administradores e também sobre quem pode ou não alterar informações dentro do sistema.

O melhor LMS para seu negócio é aquele que atende a todos os seus requisitos e é oferecido por um fornecedor que compreenda corretamente suas necessidades e atue como um parceiro estratégico. O processo de descoberta deste parceiro passa por fazer as perguntas certas para que seus gestores possam abordar e avaliar objetivamente os tópicos mais relevantes para seu projeto!

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