Seu LMS está ajudando ou atrapalhando a gestão do aprendizado corporativo?

As rápidas evoluções do ambiente corporativo, somadas aos avanços contínuos da tecnologia, exigem das empresas atualizações frequentes de suas estratégias de treinamento. O mercado atual exige uma compreensão cada vez mais rápida sobre as mudanças cotidianas das indústrias, de forma que as empresas absorvam estas novidades de forma a fortalecer a gestão e priorizar o desenvolvimento de um aprendizado mais ágil, flexível, relevante e acessível.

Mas atualizar ou fortalecer suas estratégias não significa recomeçar do zero: ao primeiro passo é preciso considerar sua atual tecnologia de aprendizado e também seus objetivos de negócio, as necessidades de seus profissionais e, mais importante, as necessidades futuras de sua operação.

LMS: qual o desempenho atual de sua plataforma de aprendizado?

Um aprendizado eficaz propõe atividades e interações que fortalecem a compreensão sobre o que está sendo ensinado, aumentando os níveis de retenção e conectando teoria à prática para enriquecer a vivência dos alunos em sala da aula.

Um LMS entrega estas atividades e também permite a estruturação de conteúdos multimídia e audiovisuais que valorizam a mensagem que seu treinamento deseja passar, além de agregar em um único espaço as ferramentas de gestão necessárias para a continuidade e evolução de seu treinamento corporativo.

No entanto, com o passar do tempo, é preciso analisar o desempenho de seu Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem dentro de suas estratégias e também em relação à performance de seus alunos. Separamos a seguir alguns dos aspectos principais que precisam ser considerados para uma avaliação precisa de sua plataforma de treinamento. Vamos conferir?

Objetivos estratégicos: É importante avaliar se o LMS atual ainda está alinhado aos objetivos estratégicos de sua empresa: suas metas atuais continuam as mesmas desde a contratação de seu LMS? Caso tenham se alterado, o sistema acompanhou estas mudanças, as potencializou ou foi uma barreira?

Planejamento do aprendizado: Outro ponto importante é o planejamento e a estratégia de aprendizado. Seu LMS ainda reflete os cenários de treinamento corporativos imaginados no início de seu projeto? Ou será que está na hora de avançar por novos caminhos – o que pode exigir novas interações e capacidades de seu sistema?

Desempenho dos alunos: quando seu LMS foi estruturado sua empresa traçou uma série de objetivos. Da gestão básica do treinamento à avaliação do aprendizado gerado e retido por seus alunos, tudo foi mensurado – os resultados atuais ainda refletem seus objetivos? Como seus profissionais estão se saindo? Será que o LMS ainda oferece as ferramentas mais acertadas para um desenvolvimento constante do aprendizado corporativo?

Capacidade técnica: plataformas antiquadas e/ou desatualizadas podem se tornar um problema tanto para os gestores (por não permitir avanços na administração ou gerar dados insuficientes para análise) quanto para os alunos (navegação lenta, interações ultrapassadas, interfaces não amigáveis, etc.). Atualizações são importantes para garantir que todos tenham uma experiência agradável e relevante durante toda a vida útil de um LMS.

Engajamento na construção de resultados: outra questão relevante é a correlação entre o engajamento de seus alunos e a conquista de metas. Uma plataforma eficaz ajuda a engajar os profissionais de sua empresa em experiências de aprendizado significativas e transforma esta conexão em resultados diretos na operação. Mensurar o impacto do treinamento através de KPIs de relação direta com os objetivos estratégicos também é uma excelente forma de estudar o impacto de seu LMS na operação.

A importância do LMS para o engajamento corporativo

A adoção de um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem pode ajudar a organização a aumentar o nível de engajamento de seus alunos e a monitorar seu progresso ao longo do treinamento. Estudos dividem o engajamento em três categorias:

Engajamento Social: gera um sentimento de pertencimento e participação;

Engajamento Acadêmico: motiva e valoriza a participação ligada às conquistas de formação acadêmica;

Engajamento Intelectual: promove uma ligação emocional e cognitiva com o aprendizado, motivando os alunos a desenvolver habilidades e pensamentos para resolver problemas complexos ou construir novos conhecimentos.

O LMS oferece diversas oportunidades para extrair o melhor de suas equipes. Através da livre troca de ideias entre alunos e professores podemos criar uma cultura de compartilhamento do conhecimento, por exemplo. O trabalho em equipe também pode ser fortalecido através de atividades e games que aproximarão seus profissionais e os levarão a construir um aprendizado personalizado e conectado com o mundo real – todos estes aspectos ajudam a construir um engajamento direto tanto na execução das tarefas cotidianas quanto na relação interpessoal com outros colegas de trabalho e, principalmente, na relação com a empresa e seus objetivos estratégicos!

A tecnologia é um ponto fundamental para o desenvolvimento dos objetivos estratégicos de sua empresa, especialmente quando consideramos seu impacto na educação corporativa. Se as iniciativas promovidas por sua empresa não estão aprimorando a perfomance profissional de seus alunos, ou se as metas e objetivos de negócios parecem cada vez mais distantes, talvez seja hora de reavaliar seu LMS – os Learning Management System são peças essenciais para a construção de benefícios efetivos e duradouros e devem constantemente ser postos a prova nesta busca pelos melhores resultados!

Uma vez tomada a decisão de mudar, a empresa deverá reunir todos os requisitos necessários para a nova versão de seu LMS: será necessário considerar quais ferramentas e interações serão essenciais para a estruturação de novos cursos, conteúdos e relatórios, por exemplo. Este também será um momento de muito estudo e paciência: a escolha de um novo fornecedor exige cuidado para que a nova parceria seja construída sobre bases sólidas.

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