Como gerir uma Universidade Corporativa?

As Universidades Corporativas são poderosas plataformas de aprendizado. Estas Universidades devem ser compreendidas como instituições educacionais com foco no ambiente corporativo, que auxiliam as organizações empresarias a criar, desenvolver e promover o aprendizado e o conhecimento organizacional, seja ele individual ou coletivo. As Universidades Corporativas oferecem a infraestrutura básica para garantir a capacitação e formação de profissionais mais completos e preparados para o ambiente competitivo de uma economia que está em constante evolução.

É importante destacar que uma UC não é simplesmente uma versão maior do departamento de treinamento: enquanto o treinamento se concentra em preencher lacunas de aprendizado ou desenvolver habilidades específicas, uma Universidade Corporativa atua de forma muito mais estratégica, integrando todos os componentes que influenciam o desenvolvimento e o desempenho humano.

A Universidade Corporativa é também uma declaração da busca da empresa por excelência, ao demonstrar publicamente o seu investimento no desenvolvimento de habilidades e talentos em todos os seus níveis de atuação, o que afeta a percepção sobre seus produtos e serviços e também seu valor de mercado. Esta postura também indica que a empresa valoriza não apenas a produtividade e a retenção de bons profissionais, mas que ela também aprecia a construção de um ambiente de trabalho motivador e promissor. Por isso é importante manter a ideia da Universidade Corporativa focada no indivíduo em vez de ser puramente em benefício da organização – uma boa Universidade Corporativa produz conhecimento para beneficiar os funcionários individualmente. Desta forma, toda a organização ganha!

Criar e gerir uma Universidade Corporativa impulsiona mudanças estratégicas e culturais ao promover o crescimento individual e coletivo.

Fornece um exemplo poderoso para as pessoas adotarem

A educação é parte fundamental de nossas vidas: somos inspirados pelo saber e quanto mais avançamos pelo conhecimento, mais nos comprometemos com nosso aprendizado individual e com o desenvolvimento das pessoas ao nosso redor. A Universidade Corporativa exerce uma influência extremamente positiva tanto sobre seus profissionais, quanto sobre sua comunidade: ela reforça de maneira significativa o compromisso de aprender e nos engajar em nosso desenvolvimento individual e coletivo.

 “O espaço físico de uma Universidade Corporativa é sempre a parte fácil. Infundir todas as suas aplicações com a cultura ou espírito da empresa é o que é difícil. Uma Universidade Corporativa pode desempenhar um papel fundamental na criação do futuro de uma empresa.”

Raghu Krishnamoorthy,  vice-presidente de desenvolvimento executivo e diretor de aprendizado da GE

O papel da área de Recursos Humanos na gestão da Universidade Corporativa

À medida que o papel do RH expandiu-se em complexidade, os sistemas de tecnologia evoluíram para atender a essas necessidades, que vão muito além do gerenciamento de processos de recrutamento e folhas de pagamento. Hoje o RH é parte fundamental não apenas da estruturação da UC, mas também peça chave na hora de estruturar e gerir os dados relativos tanto ao desempenho dos alunos quanto à performance dos treinamentos corporativos desenhados para sua empresa.

De forma geral, as empresas possuem softwares que integram informações de diferentes aplicativos e sistemas com o objetivo de garantir o gerenciamento de processos e dados de forma ampla e irrestrita, mas o RH deve ser capaz de criar e produzir relatórios que atendam aos mais diversos requisitos de pesquisa. O uso de dados dos Recursos Humanos para entender tendências e mudanças em curso permitirá que a gestão da Universidade Corporativa responda melhor aos desafios  de planejamento de novos treinamento e ajudará a estabelecer metodologias importantes no mapeamento e reconhecimento de avanços, oportunidades e desafios. O RH também é essencial para estabelecer sistemas de compensação, premiações e benefícios que podem enriquecer seu conteúdo e garantir mais engajamento quando for necessário, atuando de forma estratégica dentro dos objetivos de aprendizado.

LMS: a plataforma de gestão ideal para quem procura pelos melhores resultados

Não se deixe enganar: uma Universidade Corporativa em nada lembra uma sala de aula tradicional. Uma UC oferece a seus profissionais treinamentos que misturam e agregam diversas metodologias pedagógicas em prol de um aprendizado mais profundo e conectado com suas realidades práticas, enquanto fortalece a gestão do conhecimento e a cultura corporativa!

Mas para que este cenário se torne realidade é imprescindível contar com um Sistema de Gerenciamento de Aprendizado bem estruturado e desenvolvido de acordo com as necessidades específicas de seu projeto: estamos falando dos Learning Management System. Os LMS são plataformas que permitem que as organizações desenvolvam cursos inteligentes que ofereçam a seus alunos funcionalidades e interações para um aprendizado mais rico e objetivo, ao mesmo tempo em que auxiliam as corporações na administração e estruturação de conteúdos que atendam a seus objetivos estratégicos.

O processo de escolha de seu LMS é um ponto fundamental para o sucesso de uma Universidade Corporativa e por isso mesmo exige tempo e dedicação em sua estruturação.

Passo a passo estratégico

  • Determine como o aprendizado apoia a estratégia e a visão da organização;
  • Identifique como seus treinamentos se alinharão com cada uma das iniciativas da empresa;
  • Determine as principais iniciativas e medidas de sucesso;
  • Avalie o comprometimento dos membros de sua equipe com o projeto proposto pelas lideranças;
  • Estabeleça um plano de implantação e assegure que a Universidade Corporativa alcance todas as partes da organização;

Passo a passo prático

  • Defina como o conteúdo será comunicado a seus alunos;
  • Assegure que o LMS esteja preparado para entregar experiências de aprendizado on e off-line;
  • Estruture os módulos de seus treinamentos de forma a garantir a conexão entre teoria e prática (os LMS são excelentes plataformas para conteúdos audiovisuais e gamificados);
  • Estabeleça quais relatórios e recursos administrativos são essenciais para a gestão do conhecimento;
  • Defina os KPIs que serão usados para guiar a evolução de seu projeto;
  • Considere eventuais necessidades futuras, como uma eventual expansão da comunicação com blogs e mídias sociais;
  • Assegure que tanto alunos quanto instrutores possam encontrar dentro e fora do LMS espaços para discussão e troca de ideias, como fóruns e grupos de discussão;
  • Garanta que o feedback de seus alunos e instrutores seja ouvido e considerado;
  • Invista em um fornecedor local que compreenda seu negócio e seja um parceiro de longo prazo do seu projeto;

Uma Universidade Corporativa representa um passo importante para as empresas que desejam avançar na busca por novas competências – ao estabelecer novos objetivos e caminhos estratégicos para o aprendizado corporativo abrimos as portas para que o conhecimento se expanda e se espalhe por toda a organização, garantindo não apenas a formação de novos talentos, mas principalmente o desenvolvimento de novos potenciais humanos.

 

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