As diferenças entre e-learning e EaD e seus reflexos na gestão do aprendizado

A educação a distância e o e-learning são duas alternativas educacionais extremamente relevantes para a educação de adultos. Apesar de parecem iguais, ou de soarem como entidades conectadas, na realidade estas duas alternativas possuem profundas diferenças conceituais e estratégicas, especialmente no que se refere a:

  • Objetivos;
  • Interações;
  • Público-alvo.

E-learning:

O e-learning representa de forma geral os processos de aprendizado baseados no uso da tecnologia em sala de aula (vídeos, atividades online, mídias e atividades interativas, conteúdo gamificado, etc.) e possui grande afinidade com projetos de treinamento corporativo, pois não considera apenas o meio em que se dará o aprendizado, mas também (e principalmente) seu planejamento, preparação, orientação, avaliação e gestão e resultados. O e-learning, por se tratar de uma forma de treinamento corporativo, também pressupõe um aprendizado sob demanda: seus alunos podem acessar os mais diversos conteúdos a qualquer hora, em qualquer lugar e cumprem um objetivo e resultado esperado organizacional.

Educação a distância (EaD):

A educação a distância, como o próprio nome indica, se dá quando alunos e instrutores não interagem presencialmente – apesar da tecnologia atual permitir uma série de interações online, a educação a distância não necessariamente se dá através destes meios: cursos por correspondência são uma forma de EaD que existe há séculos, por exemplo. Na educação a distância o processo de aprendizado se dá quase que exclusivamente de forma individual e aulas e atividades muitas vezes são realizadas em datas e horários específicos. Esse termo é muito utilizado no meio acadêmico, por isso não confunda suas buscas no Google!

LMS corporativo e LMS acadêmico: quais as principais diferenças?

As plataformas LMS corporativas e educacionais são muito parecidas em alguns aspectos: ambas oferecem a seus alunos acesso remoto ao conteúdo de cursos e treinamentos; ambas possuem ferramentas para criação e gerenciamento de conteúdo; ambas oferecem inúmeras ferramentas para gestão do processo de aprendizado. Mas as duas soluções divergem em um ponto fundamental: enquanto uma universidade quer formar alunos, uma empresa busca por performance e resultados!

Separamos abaixo as 03 principais diferenças entre um LMS corporativo e um LMS acadêmico. Vamos conferir?

Flexibilidade

O treinamento corporativo visa ensinar aos funcionários habilidades empresariais muito específicas, vinculadas à empresa e a seus objetivos, enquanto o aprendizado acadêmico busca estabelecer compreensões mais profundas sobre uma gama diversificada de assuntos, incluindo seus fundamentos teóricos e contextualização histórica. Um LMS corporativo deve oferecer recursos que entreguem atualizações e customizações de forma rápida, enquanto um LMS acadêmico não tem esta preocupação como foco, por exemplo. Um bom fornecedor entrega a plataforma de acordo com processos específicos de cada cliente/empresa.

Cronogramas distintos

Por outro lado, um LMS acadêmico pode ser bem exigente no planejamento e entrega de suas atividades – universidades e escolas trabalham de acordo com a agenda comum às instituições de ensino, que rodam dentro de calendários anuais, semestrais, trimestrais, etc., e exigem suporte para os períodos de férias, exames periódicos e provas finais, por exemplo, o que não é comum no ambiente corporativo, onde o LMS deve permitir um cronograma mais flexível, de acordo com as datas que são importantes dentro do calendário de produção e vendas da empresa ou conforme demandas específicas do mercado.

Gestão do aprendizado

As diferenças operacionais, culturais e técnicas entre o mundo acadêmico e o mundo corporativo demandam por diferentes estratégias de gestão – enquanto as plataformas corporativas de LMS frequentemente são formatadas como portais de aprendizado contínuo aos profissionais de uma empresa e fornecem um leque amplo de métricas e relatórios de gestão (KPIs, ROIs, desenvolvimento de competências, diferenciais estratégicos, etc..), um LMS acadêmico tem objetivos menos ligados à performance e resultados financeiros, mantendo o foco da administração sobre a análise dos resultados pedagógicos de suas atividades e do envolvimento e desenvolvimento humano de seus alunos, exigindo métricas e ferramentas de gestão diferenciadas.

Agora que estabelecemos as principais diferenças entre a educação a distância e o e-learning, sua organização poderá se dedicar à construção de um LMS assertivo e alinhado a seus objetivos – sejam eles corporativos ou acadêmicos!

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